Skip to content

Ideologias políticas – do liberalismo ao fascismo

by em agosto 31, 2010

Autor: HEYWOOD, ANDREW
Tradutor: MARCOANTONIO, JANAINA; JANIKIAN, MARIANE
Editora: ÁTICA
Assunto: IDEOLOGIA – CIÊNCIA POLÍTICA – FILOSOFIA

Quem nunca ouviu falar na revolução socialista na Rússia, em 1917, na ascensão do nazifascismo na Alemanha, na década de 1930, ou no governo neoliberal de Margaret Thatcher e Ronald Reagan nos anos 1980? Não há como negar: a política mundial é moldada desde o século XIX pelas várias correntes ideológicas ocidentais. Assim, para entender a sociedade em que vivemos hoje, torna-se indispensável conhecer essa tradição ideológica, originada nas revoluções francesa e americana do século XVIII.
Este volume apresenta as ideologias políticas mais antigas, também chamadas “clássicas” – aquelas que dominaram o cenário político mundial sobretudo até meados do século passado. O primeiro capítulo analisa o surgimento e a evolução do conceito de ideologia, a natureza e a estrutura do pensamento ideológico e o panorama dinâmico das ideologias políticas. Os capítulos seguintes abordam uma a uma cada ideologia, organizadas de forma quase cronológica: liberalismo, conservadorismo, socialismo, nacionalismo, anarquismo e fascismo. São examinadas suas origens e evolução histórica, bem como os principais temas, valores e teorias que, em conjunto, definem sua estrutura. O autor, o britânico Andrew Heywood, também reflete sobre o desenvolvimento contemporâneo da ideologia e suas perspectivas para o século XXI. Os capítulos terminam com uma lista de questões, que propiciam bons temas para debate em sala de aula, e também sugestões de leitura.

O livro traz 66 quadros explicativos, que não apenas fornecem informações adicionais sobre importantes conceitos e pensadores de cada tradição ideológica como também esclarecem os conflitos existentes no interior das próprias ideologias. Para facilitar a leitura, os termos-chave são sempre explicados em um boxe lateral na página em que aparecem pela primeira vez.

Com revisão técnica da professora Isabel de Assis Ribeiro de Oliveira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a obra é um excelente material de apoio e consulta para estudantes dos anos iniciais da graduação, sobretudo de cursos como Ciências Sociais e Relações Internacionais, ou para professores e alunos do ensino médio, que encontram aqui um texto claro e didático para complementar suas aulas de História.

(Fonte: Editora Ática)

Anúncios

From → Nossa estante

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: