Skip to content

Jogos de comunicação – Em busca dos fundamentos da cultura

by em setembro 29, 2009

Coleção: ATICA UNIVERSIDADE
Autor: NEIVA, EDUARDO
Tradutor: MARCOANTONIO, JANAINA
Editora: ATICA
Assunto: COMUNICAÇÃO

Segundo as teorias convencionalistas, é a cultura, concebida como um sistema de regras exclusivo dos grupos humanos, que estabelece a identidade dos atores sociais. Em Jogos de comunicação – Em busca dos fundamentos da cultura, Eduardo Neiva, professor titular da Universidade do Alabama em Birmingham, refuta essa ideia tradicional. Tendo por base as teorias de Charles Darwin sobre a vida biológica, sobretudo as concepções sobre a seleção sexual das espécies em sua geração de indivíduos imersos em conflitos de interesse, e mesclando-as com a teoria dos jogos da economia, o resultado é um estudo inovador e original, que desenvolve uma visão particular da semiótica da cultura e a vincula aos estudos da comunicação.

Com inegável autoridade, o autor divide o livro em três partes: “Jogos canônicos”, que investiga como a ideia atual de cultura ganhou forma; “Jogos ancestrais”, que busca acabar com o preconceito de que há uma ruptura entre o mundo humano e o natural; e “Jogos individuais”, que aborda a interação entre jogadores dentro de sistemas culturais. A ideia é mostrar que podemos compreender as situações culturais de uma forma bem diferente daquela proposta pelas hipóteses convencionalistas, que deveriam na verdade ser eliminadas da semiótica da cultura.

“Ao agregar a seleção natural de Darwin e a teoria matemática dos jogos aplicada às questões humanas e da comunicação, o livro, como todo trabalho de Eduardo Neiva, é um esforço pedagógico apaixonado e imaginativo para destravar a acomodação teórica. Como Cícero e Santo Agostinho, abraça a sabedoria onde ela pode ser encontrada. O ensaio alarga as fronteiras do pensamento e promete uma melhor compreensão do indivíduo, hoje sob pressão das trocas de informação globalizada e dos organismos de vida artificial.” Angeluccia Bernardes Habert, PUC-Rio

“Jogos de comunicação é um investimento corajoso para a interpretação dos sistemas culturais que, em interação, trocam informações, criam estratégias, promovem o logro e entram em conflito. A obra defende a idéia de que, em situações de negociação, debates, ações diplomáticas, conquistas sexuais, não bastam as regras convencionais do jogo político, sócio-econômico ou amoroso. Programas de ação de signos são mais eficientes para organizar o processo, favorecendo o desenvolvimento de estruturas cognitivas. Assim, Eduardo Neiva propõe o jogo como nascente vigorosa da comunicação e da cultura.” Irene Machado, Escola de Comunicações e Artes da USP

Divisão em capítulos: Há 7 capítulos, além de Prefácio, Posfácio, Notas, Referências bibliográficas, Agradecimentos e Índice.

Conforme o Acordo Ortográfico.

(fonte: Editora Ática)
Anúncios

From → Nossa estante

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: